Sobre mim e outros assuntos...

O homem que se isola torna-se escravo da sua falta de comunicação.Quando passa horas sentado na frente de um computador,esquece como é relacionar-se com um ser que fala,ouve e,principalmente,sente.Então,na hora de desligar o computador e voltar para o mundo real,já perdeu sua capacidade de comunicação sensorial,tornou-se escravo de seu isolamento.

Tuesday, April 18, 2006

PAGUEM PRA MIM E FAÇAM VCS MESMOS



FRUSTRAÇÃO.Essa é a melhor palavra que achei para definir minha opinião sobre neurologia.Não é possível aprender,assimilar,absorver neurociências em apenas dois meses de estudo.Ainda que em ritmo de imersão,como nos foi sugerido por um de nossos professores.Como imersão?Temos ainda para aprender: anestesiologia, cirurgia pediátrica, clínica cirúrgica, medicina comunitária (inclusive com prova...pasmem!),postinho todas as sextas feiras.Uma enrolação sem tamanho.Típico deste PBL que estamos vivendo.O famoso paguem pra mim e façam vocês mesmos.
Sinceramente não consigo mais esconder minha decepção. Fazer medicina pra mim não era isso.Pensei que ia sair da faculdade sabendo bem mais que as decorebas de slides.Bem mais que o que nos tem sido empurrado goela a baixo.Não é possível formar bons profissionais desta forma.Que tipo de médico a PUC-PR está pretendendo dispor ao mercado?Médicos medíocres creio eu. Como aprender cardiologia, endocrinologia, angiologia, nefrologia,neurologia em apenas 2 e só 2 meses?Meu Deus, será que não vêem que isso é um absurdo, uma vergonha para a faculdade. Não estamos aprendendo,estamos decorando,mal e porcamente,os slides.Terminado o módulo, o que resta?O mínimo. O que conseguimos aprender por nosso próprio esforço, devido a responsabilidade que temos para com o que esperamos ser:profissionais responsáveis,sabedores ,com convicção, do que fazem.
Mas, pelo andar da carruagem, não vai ter MEDCURSO que dê jeito. Aliás, muitos de nós já temos antecipado nosso acesso às apostilas desses cursinhos para mal preparados e temos estudado para a graduação o que seria para servir apenas de complemento,lembrete.Mas como dar conta de tanta informação em tão pouco tempo?Como?Se vocês, sábios mestres, têm uma mágica pra isso, por favor, nos ensinem. Pagaremos bem.
Há que me desculpar tamanha ousadia, mas realmente cansei de ser ludibriada. Isso não é medicina.Preciso desabafar:esperava muito mais da faculdade;não espero que mastiguem e ponham na minha boca,mas espero que façam o mínimo pelo meu aprendizado,que me dêem condições de estudo,que não me imaginem como uma scheda de 1 MG.
Sou acadêmica de medicina, entrei na faculdade com plena consciência de que não seria fácil,que estava escolhendo uma profissão fascinante,mas que exigiria de mim dedicação;no entanto,estou sendo cobrada por informações que muito mal e porcamente me estão sendo lançadas.
Vejo,em muitos de meus bons professores,o desânimo.A decepção com o currículo,o desestímulo para dar aula.Acho que eles também gostariam de desabafar.Vejo que a diferença entre eles e nós acadêmicos é:eles ganham e nós pagamos.Mas como a vida não é feita só de ganhar ou pagar,os bons profissionais sofrem com a mediocridade de seus colegas.Saber que só”dar” a matéria não é o suficiente,ter consciência do verdadeiro aprendizado dos alunos é fundamental.Mas isso é para poucos e até agora não tem feito a mínima diferença.

6 Comments:

  • At Tuesday, April 18, 2006 10:31:00 AM , Anonymous Anonymous said...

    Raquel, concordo com você em tudo!!! Acho isso desde que voltei. Inicialmente, me empolguei, achando que o aprendizado seria mais dinâmico, pois no currículo antigo era "muito arrastado", muito teórico e longe da prática. Engano, o aprendizado não existe! Não me lembro de quase nada que tenho tentado assimilar para as provas! Estou preocupada, pois sei que a faculdade não "dá" tudo, já sei disso de cursos anteriores, mas acho que não estamos tendo condições mínimas de compreensão e aprendizado. Também estou desanimada e só penso ema acabar o curso, prá ver se consigo, então, aprender algo sobre medicina e ser uma profissional com um mínimo de condições para trabalhar!! Soraya.

     
  • At Wednesday, April 19, 2006 6:54:00 PM , Anonymous Anonymous said...

    Bom, meninas, fiquei com vontade de dizer o que penso
    a respeito de tudo isso.
    Concordo com voces que nao esteja uma maravilha,
    afirmo que nao lembro de 40% do que jah vimos ate
    hoje, sendo otimista!
    Mas acredito tambem que fazer uma faculdade seja por
    ai mesmo. Os professores nos ensinam a pescar e nao
    nos dao o peixe pronto, limpinho.
    O pessoal que faz medicina na Federal por exemplo,
    estudam pelo caderno, anotacao de sala de aula...nos
    pelo menos sempre fomos incentivados a procurar em
    livros e internet...nunca tivemos tudo mastigadinho...

    Os professores estao sempre ali, na nossa frente para
    tirarmos duvidas, pedirmos ajuda...mas o problema
    maior nao esta na faculdade e sim em nos.
    Somos os piores analfabetos...sabemos ler e nao lemos!
    Temos todo acesso a informacao, mas somos preguicosos,
    acomodados e nao vamos atras. Esperamos que o
    conhecimento venha ate nos.
    Se voces analisarem o pessoal da nossa sala e eu me
    incluo nisso...a gente reclama da faculdade todo dia.
    Reclamamos porque estamos com preguica de assistir
    aula, reclamamos porque temos 2 ou 3 provas na mesma
    semana. Ficamos torcendo para que seja a ultima vez
    que estamos estudando neuro...
    Acho que esta na hora de pararmos para pensar que nos
    podemos fazer muito mais pela nossa formacao
    academica.
    Reclamando pelos nossos direitos,sim. Mas
    principalmente nos empenharmos mais. Aproveitarmos uma
    aula pratica ( que sei que temos poucas, mas mesmo
    assim faltamos um monte), frequentarmos mais os
    hospitais e podemos fazer isso mesmo sem um professor
    nos cobrando, irmos em busca do conhecimento e nao
    ficarmos preocupados em colar na prova para tirar nota
    e passar no modulo como muitos fazem.
    Bom, eh isso que queria dizer. Nao tirando a razao de
    voces.
    Desculpe a falta de acentos.
    beijos
    Ana Lucia

     
  • At Wednesday, April 19, 2006 6:55:00 PM , Anonymous Anonymous said...

    Ana Lucia, entendo o que vc quer dizer e acho que vc tem razão em muitas
    coisas. Infelizmente, a faculdade não nos dá tudo. nem deve, nem poderia.
    Já fiz outros cursos e tive sempre que aprender por fora. Mas em nenhuma
    outra profissão temos a vida das pessoas em nossas mãos! Acho que há muito
    engano na forma de ensinar. Há uma crise e não é só na medicina, embora eu
    pense que com medicina não se possa "brincar" de ensinar. Tenho visto
    erros médicos aos montes, condutas inadequadas por aí, acho que vc também
    e outras pessoas também. Isso não é bom. Não deveria ser assim. Acho sim
    que temos que estudar mais, sei disso, especialmente u, que não tenho
    muito tempo, tenho consciência de minhas limitações em se falando de
    aprendizado. Mas vejo que não há muita gente aprendendo mesmo seja na PUC
    ou na Federal, etc. Isso é muito ruim. Quando vamos a um médico e ele age
    erroneamente, sentimos na pele e vemos que algo está muito errado. Sinto
    que esse desabafo, da Raquel, e meu, é mais do que "reclamar". Aliás, eu
    reclamo sim de assistir aulas pouco úteis, que nos fazem perder nosso
    çprecioso tempo, em que EU poderia estar estudando mais! E, com relação à
    cola, acho uma vergonha! Prefiro tirar notas baixas e ficar em final, como
    sempre fico, sem ter vergonha disso. Mas o que faço é por mérito meu.
    Então, acho que esta crise é mais do que pontual. è uma crise do sistema
    de formação, e está na hora de acontecer. Nossa formação em gerla é
    péssima. Quem não sabe de médicos cometendo erros crassos com a vida dos
    outros? Vamos continuar repetindo isto? Naõ sei bem a solução. Pretendo,
    particularmente, estudar mais, mas não tenho encontrado tempo para isso.
    Aí eu acho que o método está um pouco errado. Acho impossível estudar
    aprofundadamente em pouco tempo. Eu, pelo menos, não tenho conseguido. E
    vivo no dilema: compreender - que é meu desejo - ou tirar nota? Acabo nem
    entendendo e sempre indo mal em provas. Gostei da conversa. Acho que
    temos pouco tempo para conversarmos sobre tantas coisas...a internet nos
    ajuda a termos mais contato. Bem, é isso. a gente vai se falando...Soraya.

     
  • At Thursday, April 20, 2006 1:55:00 PM , Anonymous Anonymous said...

    Soraya...com certeza a tua experiencia de vida e a
    maneira como vc administra a tua vida, eh um exemplo
    p/ nos. E concordo com tudo o que vc falou.
    E meninas, voces conhecem a historia dos 5%?
    Se eu achar esse email mando p/ vcs.
    Fala que soh 5% das pessoas se dao bem na vida.
    Em uma sala de aula por exemplo..soh 5% dos alunos
    terao sucesso na vida profissional e outras coisas!!!
    E a gente sabe que isso eh verdade! hehehehe
    beijossss

    Ana Lucia

     
  • At Thursday, April 20, 2006 1:57:00 PM , Anonymous Anonymous said...

    Raquel, também estou desanimada com a faculdade... não consigo estudar só pelos slides, porque não acho justo comigo mesma... mas quando vejo jé estamos em cima da prova e não deu tempo de ver tudo o que era preciso... até não reclamo das poucas aulas... reclamo do tempo das disciplinas... também acho o fim termos 2 meses de matérias cujas doenças vemos todos os dias nos hospitais, postos de saúde e por aí em diante... tenho vontade de discutir mais os assuntos, mas não podemos abrir a boca na sala para perguntar, senão os outros vão reclamar porque a aula vai demorar mais, ou então sou metida, quero saber tudo ou sei lá... As vezes não tenho vontade de ir para a aula, porque nada mudou... Gostaria que neuro tivesse durado mais, assim como cardio, angio, pneumo, reumato, orto, introdução à clínica, hemato....... todas essas matérias que nos ensinam a prática médica... não me importo que tenhamos aula de ética, psicologia e outras do gênero... todas são uteis, mas desde que tenham a mesma duração... para mim seria de pelo menos 6 meses...

    Agora vamos falar de nota... isso é terrrível... na nossa sala prova não avalia conhecimento retido, firmado, aprendido... avalia capacidade de decorar e saber colar... Não sou contra quem cola, não tenho nada a ver com isso, mas é ruim olhar sua nota no edital, sabendo que tenta estudar, não decorar, entender e ver que ela foi baixa e que de outras pessoas que não participaram das aulas, não contribuíram tiraram 9,0 ou 10...

    Não tenho muitas esperanças de mudança nessa faculdade que estou fazendo, vou continuar agindo como sempre... tentando estudar pelos livros e tentando entender, aprender os contéudos... sei que quando me formar a responsabilidade será muito grande, porque é com a vida dos outros que estarei lidando, não posso deixar para aprender depois, já que estou aqui vou tentar fazer meu máximo, mesmo estando desanimada com muitas coisas.

     
  • At Friday, April 21, 2006 11:23:00 AM , Blogger Sobreira rudsatz said...

    Não,definitivamente não é reclamar que a comida não está vindo mastigadinha.Penso que não é dando o peixe que formaremos médicos decentes.A verdade é que eu estudo,estudo dentro dos meus limites e levando em conta que a vida não é só feita de medicina.Quero viver e vivo,balanceadamente entre meus amados,minha diversão e meu compromisso com meus futuros pacientes,ou seja, com responsabilidade nos estudos.O que me deixa boquiaberta é a falta de dedicação e a total agnosia com relação a nossa realidade:a realidade do ensino brasileiro,a realidade do formar profissionais meia-boca.Pasmo com a decadência de nosso ensino,pasmo com a falta de consciência ou mesmo com o descaso.Médicos lidam com vidas,vidas,vidas e vidas humanas.Um erro nosso vale uma vida,uma não,valem vidas;vida de cada familiar envolvido,vida do paciente,meu Deus,vida como um todo,dentro da concepção holística do ser humano.
    Não é à toa que repeti tanto a palavra vida,quero apenas lembrar que daqui 2 anos e 3 meses estaremos cara-a-cara com a realidade médica.Com a responsabilidade que abrange toda uma classe de profissionais.
    Não quero a matéria mastigada.Quero aprender,quero que eles respeitem os mais de mil e quinhentos reais que meu pai sofridamente desembolsa todo o mês.Quero aulas de verdade,laboratórios muito bem equipados com microscópios,lâminas,computadores suficientes para todos,
    impressoras com tinta,professores que não atrasam para dar aula,professores muito bem dispostos a responder minhas dúvidas...quero poder perguntar sem ter pressa pelos que tem pressa pelo, fim da aula,quero otimizar meu tempo,não quero ser enrolada,quero ir às aulas práticas e encontrar meu professor lá;quero fazer minha prova sossegada sem ser "cutucada" por alguém que quer cola;quero aprender na graduação e nào precisar pagar por um cursinho pra residência,quero que minha residência seja um a mais no meu aprendizado e não uma "chance"para aprender o que não me ensinaram em 6 anos.

     

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home