O texto por mim escrito em Março deste ano quando eu estava no estágio da Clínica Cirúrgica, é um texto que considero a melhor expressão de minha visão sobre este final de curso.Creio que a breve passagem pelo estágio em Clínica Médica me tenha ajudado um bom tanto a recuperar um pouco do tempo perdido.
O esquema proposto e, em parte executado, é bom,mas ainda está aquém do que realmente precisamos como alunos.Precisamos de mais professores,precisamos que não mandem embora nossos bons professores,precisamos que contratem mais bons professores e que oficializem os que já têm trabalhado de “amigos da escola”.
Pode ser que esteja eu enganada, mas senti que muitos de nossos atuais professores estão sobrecarregados, uns, trabalham frustrados e muitos estão desmotivados.
Nossos ambulatórios não são planejados de acordo com hospital que responde por hospital escola. São minúsculos, insuficientes, sem infra-estrutura; além do que não temos preceptores em número desejável à nossa demanda. Precisamos de espaço para treinar a prática médica. Não mais desejamos permanecer enclausurados em aulinhas ,ouvindo falar do que poderemos encontrar.Está já não é mais a hora.A hora é de vermos,examinarmos e sentirmo-nos médicos,sentir a responsabilidade do ser médico.